Piano Digital Casio Privia PX770

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Piano Digital Casio Privia PX770

Tecnologia de som

Reprodução natural inigualável de expressiva potência e ressonância de um piano acústico

Simulação da delicada reverberação e ressonância nítida associadas aos pianos

Sistema de som multidimensional Morphing AiR

Os recursos do novíssimo Sistema de som multidimensional Morphing AiR*da CASIO refletem toda a atenção aos detalhes na expressão de timbres valiosos e ressonantes inerentes ao piano. A capacidade de memória instalada foi expandida para atingir maior duração das amostras e muito mais qualidade dos dados de waveform. As mudanças temporais de timbre que geram um som que se espera ouvir apenas de um piano, a começar pelo som inicial, seguindo por uma bela extensão até que o som levemente se esvaia, são naturalmente reproduzidas. Mesmo a duração da reverberação pode ser livremente controlada pelo músico, fazendo-se ajustes de toque, como se faz com um piano acústico. As contínuas variações que respondem à potência por trás de cada toque, não só em termos de volume, mas também de nuances do próprio som, variam de um suaveppp(pianississimo) até um intensofff(fortississimo). As 88 teclas incorporam um simulador de ressonância estéreo, reproduzindo ainda o som real das cordas de um bom piano. A sensação agradável de ouvir as variações acústicas pode ser obtida quando se abre a tampa semelhante à de um piano de cauda, instalada em modelos avançados (PX-860), impondo um foco particular sobre a qualidade da saída do som. Essas criações representam uma evolução sem precedentes do expressivo poder de um piano digital, tanto nas áreas de som como de ressonância.

  • *AiR = Acoustic and Intelligent Resonator

Até mesmo mudanças de tons temporárias são reproduzidas com naturalidade.

Nova tecnologia de amostragem em busca da expressiva potência de um piano acústico

[Memória de altíssima capacidade]

Nova memória do sistema de som
Memória de sistema de som expandida
para reproduzir sons originais
mais naturalmente!

O nível acústico obtido por um piano digital é determinado pela capacidade de memória que armazena músicas depois da amostragem. Uma nova memória de altíssima capacidade, quase três vezes maior do que a dos modelos anteriores (convertida de forma linear), está instalada para o sistema de som multidimensional Morphing AiR. A capacidade de amostragem de dados de waveform foi extremamente elevada, permitindo a reprodução natural das delicadas variações de waveforms, associadas a pianos de cauda usados em concertos. A qualidade do som e a ressonância chegaram a um pico evolucionário surpreendente, com capacidade de produzir sons simultâneos compreendendo até 256 notas nos modelos mais avançados (PX-5S, PX-860).

[Compressão de áudio sem perda]

Os pianos digitais em geral comprimem e gravam dados de waveform na memória integrada. Esses dados são então expandidos e reproduzidos quando acionados. No caso de dados de áudio compactados, como o MP3, portanto, o som reproduzido simplesmente não consegue evitar a deterioração com relação ao som original. Mas a avançada tecnologia de Compressão de áudio sem perda, adotada para ao sistema de som multidimensional Morphing AiR, da CASIO, tornou possível reproduzir músicas sem essa deterioração da qualidade do som original. Isso possibilita o aproveitamento das performances musicais, que se aproximam muito dos sons naturais de um piano.

Simulador de ressonância estéreo de 88 teclas que reproduz intensa ressonância de um piano acústico

Estrutura do simulador de ressonância estéreo de 88 teclas As combinações de cordas ressonantes são diferenciadas pelo pressionamento das teclas

[Ressonância das cordas]

O som produzido por um piano acústico não está apenas associado às teclas que são pressionadas. Outras cordas com frequências intimamente associadas a elas também ajudam na reprodução do som, proporcionando uma ressonância única. Em pianos digitais comuns, esse efeito de ressonância das cordas é reproduzido virtualmente com cordas. O sistema de som multidimensional Morphing AiR já tem um conceito diferente, entretanto, adotando um sistema de ressonância de cordas, que incorpora um simulador de ressonância estéreo para todas as 88 teclas. A ressonância das 88 teclas é reproduzida de maneira completa e natural. A ressonância percebida ao reproduzir um único timbre é diferenciada daquela que se percebe ao reproduzir um acorde, para gerar variações resultantes na ressonância de maneira natural. Isso permite aos músicos obter ressonâncias variadas, controlando-as quando necessário pela intensidade do toque, e ainda realizar performances com a expressividade exclusiva de um piano acústico.

  • *Somente PX-5S e PX-860

[Design da tampa superior com abertura]

Os designs externos do modelo PX-860 apresenta uma tampa na parte de cima que pode ser aberta e fechada. Abrir a tampa possibilita ao pianista tocar a música com som disperso abundante, muito semelhante ao som produzido por um piano de cauda com a tampa aberta.

  • *Somente PX-860

[Tecnologia de equalização]

Com um piano acústico, as vibrações das cordas são amplificadas pela placa de som, gerando sons que passam por todo o instrumento. O novo sistema de equalização da CASIO revela uma sensação única de intensidade tridimensional e cria um espaço sonoro natural. Ele representa outro grande avanço na busca pelo melhor som e o prazer de tocar.

[Ressonância do abafador*1]

A belíssima e intensa ressonância resultante do uso de um pedal abafador também é naturalmente reproduzida por um simulador estéreo instalado nas 88 teclas, conceito que difere da reprodução simulada convencional que emprega processamento de efeitos. A atenção aos detalhes vai tão longe que simula a ressonância criada pela elevação dos próprios abafadores quando o pedal é pressionado. Um sistema de variação contínua*2foi adotado para o pedal abafador, reproduzindo até mesmo as mais repentinas variações de reverberação que ocorrem em resposta ao delicado pressionamento exercido pela operação parcial do pedal. Isso dá aos músicos a chance de aplicar a operação do pedal para realizar performances elegantemente expressivas.

  • *1Os modelos PX-860 oferecem quatro níveis de ajuste. O modelo PX-5S oferece 16 níveis de ajuste.
  • *2Somente PX-860

[Simulador de tampa*]

O volume e o timbre do som produzido por um piano de cauda mudam dependendo do ângulo no qual a tampa está aberta ou fechada. O simulador de tampa simula esses efeitos acústicos digitalmente. Os pianistas podem selecionar entre quatro configurações de estágios de abertura e fechamento e tocar o piano com os efeitos sonoros que escolherem.

  • *Somente PX-860
  • *O simulador de tampa do PX-5S funciona como um DSP.
  • *O valor da configuração do Simulador de tampa permanece inalterado, esteja a tampa aberta ou fechada.

Os 4 estágios de abertura e fechamento da tampa do piano de cauda foram investigados e imitados.

Sistema do teclado

 

[Teclado com sensor triplo e ação de martelo em escala II]

A diferença entre as estruturas de som de um piano de cauda e de um piano digital aparecem no intervalo, desde o momento em que o instrumento é tocado até quando o som é ouvido. O novo Teclado com sensor triplo e ação de martelo em escala II responde ao incorporar um sistema com três sensores que detectam as combinações de teclas sequencialmente. Isso permite variações de minutos no tempo entre a detecção de uma combinação das teclas e a geração do som, dependendo da velocidade dessa combinação. O sistema de sensor também possibilita que o som seja reproduzido continuamente, mesmo quando a tecla ainda não retornou totalmente à sua posição, um recurso que garante excelente capacidade de reprodução quando a mesma nota é pressionada repetidas vezes. Também como em um piano de cauda, o mecanismo de ação conta somente com o peso do martelo, sem qualquer corda empregada, fornecendo uma resposta definida de reprodução e suavidade no toque. As teclas se tornam progressivamente mais pesadas na medida em que o som vai diminuindo, e progressivamente mais leves com a elevação do volume do som, simulando fielmente a característica de um piano de cauda.

O pressionamento de uma tecla faz com que o martelo levante, e, consequentemente, os sensores.

[Resposta do martelo]

Os tamanhos dos martelos que pressionam as cordas são diferentes da quantidade de grupos de teclas em um piano de cauda. Como consequência, o intervalo do som acaba variando discretamente, mesmo quando as teclas são pressionadas com a mesma intensidade. O novo sistema de teclado reproduz cuidadosamente essas diferenças em intervalo de produção de som de um registro a outro. Ele simula ainda as diferenças no intervalo de produção do som de acordo com a intensidade com a qual a tecla é pressionada.

Os tamanhos dos martelos que pressionam as cordas são diferentes da quantidade de blocos de teclas pressionadas.

[Simulador de teclas desligadas*]

As extensões das reverberações e expressões que um piano reproduz variam conforme a velocidade com que os músicos tiram seus dedos depois de tocar as teclas. O novo sistema de teclado incorpora o Simulador de teclas desligadas, que reproduz naturalmente essas nuances resultantes de quando os dedos deixam as teclas. As autênticas reverberações que se assemelham muito às de um piano de cauda são expressas como resultado.

  • * Apenas PX-5S e PX-860

Simulador de teclas desligadas reproduzindo variações tonais resultantes da saída dos dedos

[Simulador de teclas desligadas]

As teclas que imitam ébano e marfim propiciam a elegante sensação e textura do suave toque do teclado de um piano de cauda. O acabamento talhado e minuciosamente detalhado da superfície impede que o dedo escorregue em decorrência de suor, proporcionando a sensação de uma perfeita adequação para as pontas dos dedos, mesmo ao tocar por períodos prolongados.

Recursos

Funções de desempenho de alto nível que aumentam o prazer de tocar

[Simulador de hall]

A função Simulador de hall simula as diferentes características acústicas das salas de concerto de fama mundial, da reverberação pura com impressionante transparência de tons até a reverberação fascinante e de espírito livre. Um sistema avançado de equalização garante ao pianista o prazer completo do som vital do piano.

  • *Somente PX-860

[Apresentação de concerto]

Gravações de dados de áudio de alta qualidade de 10 apresentações de orquestras ao vivo são instaladas. Os pianistas podem tocar juntamente com as gravações para desfrutar da sensação de participar de uma apresentação magnífica. As partituras dos concertos são fornecidas.

  • * Somente PX-860 e PX-760

Diversas funções para lições e performances

[Funções de gravação]

Os pianistas podem escolher uma ou duas funções de gravação, um gravador de áudio ou um gravador MIDI, dependendo do propósito.

Gravador de áudio

Os pianistas podem usar o gravador de áudio para gravar suas apresentações em memória flash USB (vendida separadamente). Como a gravação emprega formato de dados de arquivo WAV, as apresentações podem ser executadas*1 com qualidade de som de CD no próprio instrumento ou em outro dispositivo, como um PC, um sistema de áudio ou um reprodutor portátil de música.*Reprodução possível em dispositivos compatíveis com arquivo WAV.

  • *Apenas PX-5S, PX-860, PX-780M e PX-350M

Gravador MIDI

Os pianistas também podem usar a memória integrada do piano para gravar suas apresentações. O gravador MIDI suporta gravação de faixas separadas, permitindo que os pianistas concluam composições que são difíceis de tocar com as duas mãos, gravando o segmento da mão direita primeiro e, em seguida, o segmento da mão esquerda por cima.

 
  • *O que é MIDI?
  • As letras MIDI significam Musical Instrument Digital Interface, que é o nome de um padrão mundial para sinais digitais e conectores que possibilitam a troca de dados musicais entre instrumentos musicais e computadores (máquinas) produzidos por diferentes fabricantes.

[Camadas e divisões]

A função Camada permite que os pianistas sobreponham dois tipos de timbre, enquanto a função Divisão pode ser usada para separar os timbres em blocos inferiores e superiores.

  • *Exceto modelo PX-5S

[Modo dueto]

As teclas à direita e à esquerda do centro no teclado podem ser configuradas na mesma faixa de tonalidade. Este Modo dueto é conveniente quando dois músicos, como pai e filho, ou professor e aluno, praticam juntos.

  • *Exceto modelo PX-5S

[Função metrônomo]

O metrônomo é muito útil no momento da prática de piano.

  • *Exceto modelo PX-5S

[Biblioteca de música]

Uma variedade de peças musicais integradas pode ser tocada para o prazer da audição ou para aulas de piano. (Exceto modelos PX-5S e PX-350M. Coleção de partituras fornecidas.*)

  • *Algumas partituras podem não estar incluídas por questões de direitos autorais.

[Trava de operação]

O recurso de trava de operação é usado para travar as operações do botão a fim de evitar alterações não intencionais de configuração.

[Desligamento automático]

O Desligamento automático é um recurso prático, que evita o desperdício de energia, desligando o instrumento automaticamente quando ele não estiver em operação por determinado período.

  • *As ilustrações e os gráficos são imagens conceituais apenas para fins de referência.

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